MOEDAS COMEMORATIVAS DO REAL - SAIBA O VALOR

 Moedas Comemorativas do Real: Conheça as Peças Mais Famosas e Seu Valor no Colecionismo

As moedas comemorativas brasileiras sempre chamam a atenção de colecionadores e curiosos. Com designs únicos e homenagens a momentos históricos, essas moedas circulam normalmente, mas geram muitas dúvidas sobre sua raridade e valor. Neste artigo, você vai conhecer algumas das moedas comemorativas do Plano Real e entender se elas realmente valem mais do que o valor de face.


1. Moeda de 1 Real – 30 Anos do Plano Real (1994–2024)


Lançada em 2024, essa moeda celebra os 30 anos do Real, trazendo no reverso a efígie da República com elementos do plano econômico que estabilizou a moeda brasileira. Apesar do belo design, essa peça teve uma tiragem altíssima, o que significa que ela não é considerada rara – a não ser que possua algum erro de cunhagem, como deslocamento, dupla impressão ou reverso invertido.


2. Moeda de 1 Real – 25 Anos do Real (1994–2019)


Emitida em 2019, essa moeda também homenageia o plano econômico e possui no verso uma composição com gráficos e a bandeira nacional. Assim como a de 30 anos, teve grande distribuição pelo Banco Central, o que faz com que seu valor no mercado seja apenas o de face, exceto em casos com erro.


3. Moeda de 1 Real – Centenário de Juscelino Kubitschek (1902–2002)


Uma das primeiras moedas bimetálicas comemorativas do Real, lançada em 2002. Estampa o rosto do ex-presidente Juscelino Kubitschek, conhecido por ter idealizado Brasília. Apesar de ser muito lembrada por seu valor histórico, não possui valor elevado justamente por ter sido amplamente distribuída.


4. Moeda de 1 Real – 40 Anos do Banco Central (1965–2005)


Essa moeda marca as quatro décadas do Banco Central do Brasil, com a imagem do edifício-sede da instituição. Muitos colecionadores guardam essa moeda por seu design marcante, mas ela também não é rara e só chama atenção em alto grau de conservação ou com erros.


5. Moeda de 1 Real – 50 Anos do Banco Central (1965–2015)


Mais recente, essa moeda comemorativa tem um visual moderno e celebra os 50 anos do Banco Central do Brasil. Muito presente no troco do dia a dia, ela circula amplamente e não apresenta valorização significativa, a não ser se for um exemplar com defeito de fabricação.



Essas moedas comemorativas valem mais?


A pergunta mais comum entre iniciantes é: “Essas moedas comemorativas de 1 real valem mais do que 1 real?”. A resposta curta é não, a menos que apresentem algum erro de cunhagem. Por terem altas tiragens, são fáceis de encontrar e não agregam valor numismático significativo. Porém, em estado Flor de Cunho (sem circulação) ou com erros, podem ser vendidas por preços mais altos no mercado especializado.



Dica para quem está começando no colecionismo


Se você está começando a montar sua coleção, vale muito a pena guardar essas moedas comemorativas. Mesmo que não sejam raras, elas representam marcos históricos e são um excelente ponto de partida para aprender mais sobre numismática. Com o tempo, você vai aprender a identificar erros, variações e saber quais moedas realmente possuem valor de mercado elevado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA MOEDA COMEMORATIVA BC 60 ANOS - TUDO SOBRE ELA

Numismatica JF